Cidades

Morre Zezé das Laranjas, pioneiro da feira do produtor de Ceilândia

José Purcino de Oliveira tinha 57 anos e morreu no Hospital Regional de Santa Maria, após testar positivo pra covid-19

Morreu aos 57 anos, José Purcino de Oliveira, conhecido como Zezé das Laranjas. Ele foi, em Ceilândia, além de empresário, um dos fundadores da feira do produtor de cidade. Era vice-diretor de assuntos comerciais e sociais da Associação da Associação dos Feirantes Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace). 

Zezé das Laranjas apresentou um quadro de pneumonia que evoluiu e o levou à morte na noite do último domingo (26/7), após testar positivo para covid-19. Ele estava no Hospital de Santa Maria, depois de 12 dias internado em outras duas unidades de saúde.
 
José Purcino foi enterrado na tarde desta segunda-feira (27), no Cemitério de Taguatinga, na presença de poucos familiares, em respeito às regras sanitárias.

A filha do empresário, Susiê Purcino de Queiroz, 35 anos, conta que o pai fazia teste para covid-19 com frequência, no entanto, a informação de que ele tinha testado positivo veio apenas junto à notícia da morte. 

Ela fala orgulhosa do pai. Conta que entrou no curso de administração já avô, no mesmo ano em que ela concluiu a faculdade. “Meu pai era uma pessoa incrível, ele começou trabalhar cedo na feira, foi a única profissão que ele teve. Era de um coração extremamente generoso e guerreiro. Quando casou não tinha nem o ensino médio, mas concluiu o ensino superior aos 47 anos, enquanto já era feirante, acordando às 4h30”, disse Susiê ao Correio

Ela também revela que um dos sonhos do pai foi dos últimos a ser realizado. “Ele tinha acabado de restaurar um caminhão antigo, acho que é de 1970. Ele também tinha paixão pelo Fusca. Foi o primeiro carro dele e ele tinha até hoje”, contou Susiê. 

A Afeprace emitiu nota de pesar. O presidente da associação, Vilson José de Oliveira conta que José Purcino estava presente na feira desde sua fundação, ainda quando funcionava em outro local. “O Zezé é filho do fundador da feira, senhor Oswaldo. Ele trabalha nessa feira desde quando ela ainda era no centro de Ceilândia, ele também é fundador da nossa feira. A história dele nasceu junto com a nossa associação”, disse o amigo de longa data.
 
Vilson destaca o bom caráter do empresário. “Era uma pessoa sem retoques, muito querida, bem quista. Muito honesto. Um empresário de sucesso!”
 
José Purcino, o Zezé das Laranjas, faria 58 anos em dezembro. Ele deixa mulher, duas filhas de 35 e 33 anos, e dois netos.