Com 92 anos de idade, Derblay Galvão, ex-diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), venceu a covid-19. Derblay foi diagnosticado com o novo coronavírus e chegou a ser internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, mas mostrou vitalidade para vencer a doença.
“Ele ficou com a oxigenação debilitada, precisou de oxigênio, mas não chegou a ser entubado. Com cinco dias, já passou para a UTI semintensiva. Dez dias depois, recebeu a alta para continuar a recuperação em casa”, comemora o filho, Gerson Galvão, 61. O pai é descrito por ele como um homem forte e lúcido, que “parece uma criança”.
“É um sujeito de 92 anos que não parece ter essa idade. Ele só parou de trabalhar com 85, dirigia até pouco tempo atrás e fazia tudo sozinho. Então acreditamos que ele ia sair dessa quando foi internado”, conta Gerson. Derblay começou a atuar no CNPq quando se mudou para Brasília, na década de 1980, e ficou quase 20 anos no órgão.
Saiba Mais
Derblay Galvão agora se recupera em casa, pois ainda tem alguns sintomas da doença. Na próxima segunda-feira (3/8) ele retornará ao hospital para novos exames. “Ele recebeu um atendimento excelente no hospital, se emocionou quando saiu e recebeu aplausos da equipe, e ficou tranquilo de vez quando voltou para casa”, conta Gerson.