Na 5/6 Norte, a Companhia Urbanizadora da Capital (Novacap), responsável pelas obras, concluiu a fresagem – quando um pavimento é retirado para dar lugar a um novo – e agora trabalha na execução da capa asfáltica. Em seguida, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) vai executar a sinalização horizontal. Também será feito o plantio de grama nos arredores dos viadutos.
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Do outro lado do avião, na Asa Sul, os projetos também continuam em andamento. Na 15/16 Sul, o serviço de fresagem está em vias de ser feito e, em seguida, será implementada a de capa asfáltica. Por lá, as calçadas e meios-fios estão prontos. A tesourinha da 7/8 está 70% pronta e recebendo, neste momento, o reforço estrutural. A obra da 11/12 Sul está executada em 20%, ainda na fase de retirada dos revestimentos.
“A Novacap, em parceria com a Secretaria de Obras, está devolvendo para a comunidade as tesourinhas conforme um dia elas foram entregues ainda pelo presidente Juscelino Kubitschek. Estamos em ritmo acelerado para entregar as tesourinhas da quadra 5/6 e 11/12 Norte”, aponta o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.
A Novacap também tem desobstruído e construído mais bocas de lobo nos viadutos mais críticos, com o objetivo de melhorar a drenagem desses locais. No entanto, a companhia trabalha a execução de um projeto definitivo sobre drenagem para ser implementado em todas as tesourinhas.
Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, o serviço de revitalização desses viadutos é histórico. “Elas estavam sem manutenção e apresentavam riscos. As obras trazem não só a eliminação desses riscos, mas também melhor fluidez. As tesourinhas são um símbolo da nossa cidade, da nossa arquitetura e planejamento urbano. É pela população ter orgulho delas que precisamos cuidar com todo carinho”, aponta.
Investimento
O trabalho que abrange os 16 conjuntos de tesourinhas das asas Sul e Norte demanda investimentos de R$ 7,3 milhões (mais precisamente, R$ 7.337.888,00). Desse montante, R$ 3,3 milhões (ou R$ 3.382.888,00) são para as estruturas da Asa Sul, enquanto outros R$ 3,9 milhões (R$ 3.955.000,00, mais precisamente) serão empregados nas da Asa Norte. As obras começaram em novembro de 2019 e têm previsão de conclusão para dezembro deste ano, na Asa Norte, e para janeiro de 2021 na Asa Sul.
Nas intervenções, os viadutos têm recebido pintura antipichação e padronização da fachada. As equipes também atuam na recuperação das estruturas de concreto, reconstrução dos guardas-rodas – muretas de proteção fixadas nos eixinhos – e na substituição e recuperação de ferragens enferrujadas.
As estruturas viárias não corriam risco iminente de desabamento, mas estavam comprometidas pelo longo período de uso e pelo fato de que nunca haviam recebido manutenção eficiente. Em algumas dessas vias, técnicos responsáveis pela recuperação encontraram patologias até dez vezes maiores que as estimadas no projeto de revitalização.