Apesar da quantidade expressiva de diagnosticados, o Distrito Federal tem 79.190 pessoas recuperadas da covid-19. Por isso, 12.793 casos são considerados ativos pela Secretaria de Saúde. Além disso, a pasta ainda contabiliza a morte de outras 113 pessoas que moravam em outras unidades da Federação, mas faleceram em hospitais locais.
Ceilândia continua na liderança do ranking das regiões administrativas de maior incidência do novo coronavírus. Ao todo, a cidade contabiliza 11.132 casos confirmados da covid-19. Em seguida, está o Plano Piloto, com 7.289 infectados, e Taguatinga, que soma 6.530 notificações da doença.
Comorbidades
Dados da Secretaria de Saúde mostram que quase 90% das vítimas do novo coronavírus da capital tinham doenças preexistentes, que complicaram o quadro clínico dos pacientes. Cardiopatas e acometidos por distúrbios metabólicos, como a diabetes, são os que mais vieram a óbito. Especialistas ouvidos pelo Correio explicam como o vírus age em conjunto com essas enfermidades e que o controle e o tratamento delas podem evitar mortes.