Cidades

Assentamento no Paranoá é o primeiro a ter acesso a energia solar no DF

A medida tem como objetivo disponibilizar um sistema de irrigação a partir de energia fotovoltaica, mas a instalação atenuará o deficit de energia elétrica na área

O assentamento Estrela da Lua, localizado na Região Administrativa do Paranoá, é o primeiro do Distrito Federal a ter um sistema de irrigação com utilização de energia fotovoltaica (força eletromotriz pela ação da luz). Essa instalação tem o objetivo de levar a água até um sistema de tanques e caixas, a fim de viabilizar a produção agrícola no assentamento.
 
O programa de energia fotovoltaica da Emater-DF visa a instalação de módulos fotovoltaicos em pequenas propriedades, como forma de reduzir custos para os produtores e garantir uma produção agropecuária mais sustentável.
 
São sete glebas, que terão acesso aos recursos hídricos, beneficiando 35 pessoas. O assentamento foi criado em 2013, próximo ao parque Ivaldo Cenci – onde é realizada a AgroBrasília. Cada propriedade tem 2,5 hectares (25 mil metros quadrados); a área coletiva, 5,73 hectares (57,3 mil metros quadrados).
 
O assentamento não tem fornecimento regular de energia elétrica, no entanto, segundo o coordenador do programa de energia fotovoltaica da Emater-DF, geógrafo Tupac Petrillo, esse sistema resolve a questão da irrigação da comunidade e ainda contribui para atenuar irregularidades.
 
Além do sistema de energia fotovoltaica, o assentamento recebeu da Secretaria de Agricultura (Seagri), em maio, um kit de irrigação para atender a comunidade. A entrega atende a um anseio antigo do assentamento. Com o kit de irrigação, que inclui caixa d´água, encanamento e sistema de bombeamento, será possível fornecer água para plantio em uma área de mil metros quadrados em cada chácara. 
 
Com informações da Agência Brasília