A Operação Tríade foi realizada em São Sebastião. Quatro criminosos foram presos por participarem de dois ataques aos caixas de um supermercado da região. No primeiro ataque, em 1º de janeiro de 2019, eles destruíram os caixas com artefastos explosivos, mas não conseguiram levar o dinheiro.
Na segunda ocorrência, em 11 de março de 2020, os autores alugaram maçaricos por R$4 mil e tentaram arrombar os mesmos caixas. Porém, a aproximação policial os espantou. As quatro pessoas são moradoras de São Sebastião e foram presas em casa, em cumprimento de mandados de prisão preventiva.
Já a Operação Truck prendeu três indivíduos. Eles são apontados como responsáveis pela tentativa de furto de dois caixas eletrônicos em um supermercado localizado Quadra 201 do Recanto das Emas, em 5 de março de 2020.
Segundo as investigações, eles ligaram para o proprietário de um caminhão guincho e o contrataram para transpostar um veículo quebrado. O proprietário do guincho seguiu para o local combinado e foi rendido pelos autores com armas de fogo. Eles o obrigaram a entrar em um container cheio de lixo e fugiram com o caminhão. Em seguida, foram até o supermercado e tentaram arrancar os dois caixas eletrônicos 24h, com o uso do guincho. Sem sucesso, eles abandonaram o caminhão e fugiram em outro veículo, que dava apoio.
Os três envolvidos foram presos em casa nas cidades de Samambaia, Recanto das Emas e Santa Maria em cumprimento a mandados de prisão preventiva.
Roubos a caixas eletrônicos
Crimes relacionados ao arrombamento de caixas eletrônicos se mostram comuns no DF. Em março de 2019, por exemplo, quatro homens explodiram três caixasno hotel de luxo Golden Tulip.
Em setembro do ano passado, um preso do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, comandou o ataque a um caixa eletrônico no DF. Ele seria líder de uma organização criminosa de ataque a caixas eletrônicos e comandava, do presídio, ações em todo o Brasil.