Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 14:25
A obra de revitalização da Estrada Setor Policial Militar está marcada para iniciar na próxima segunda-feira (27/7). Serão executados 850 metros de drenagem, dois quilômetros de pavimentação – além da construção de dois viadutos na região. Com isso, o fluxo de veículos será desviado na altura do quartel do Corpo de Bombeiros, pois parte da via será interditada. Apenas os motoristas que trafegam em direção aos eixinhos, ao Eixão e ao Aeroporto JK precisarão utilizar o desvio. Quem segue no sentido contrário, em direção à W3 e ao cemitério Campo da Esperança, não terá alteração no trajeto.
Para o secretário de Obras, Luciano Carvalho, essa é uma obra grande, complexa e de difícil execução em uma cidade em movimento. “Os transtornos serão inevitáveis, mas nos preparamos ao máximo para contorná-los e minimizá-los”, afirma. “Neste sentido, contamos com o apoio da população para acionar a Secretaria de Obras caso identifiquem qualquer problema ou dificuldade em relação à circulação dos veículos e pedestres durante a obra. Mais do que pedir paciência, oferecemos portas abertas para diálogo e capacidade para atender prontamente às solicitações”, ressalta o secretário.
Saiba Mais
Segundo a Secretaria de Obras, na próxima semana será iniciada a escavação do solo para a construção da fundação dos dois viadutos que vão desafogar o trânsito na região. A obra está orçada em R$ 7,7 milhões, e o prazo de conclusão é de um ano.
Entenda a obra
A Estrada Setor Policial Militar (ESPM) será revitalizada para compor o chamado Corredor Eixo Oeste. Dividida em duas partes por questões de logística e segurança, a obra terá início pelo trecho localizado entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar até o Terminal da Asa Sul, onde serão construídos os dois viadutos.
Um dos viadutos será construído na alça de acesso da ESPM ao Eixo W. Ele terá 8 metros de altura, 33 metros de comprimento e 19 metros de largura. Já o outro, localizado na alça de acesso ao Eixo Rodoviário L, sentido L4, terá 29 metros de comprimento, 15 metros de largura e altura aproximada de 8 metros.
“A novidade é que o pavimento para circulação dos ônibus será todo em pavimento rígido (concreto), com maior durabilidade. Além disso, os novos viadutos irão desafogar o trânsito na região, minimizando os engarrafamentos e os transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas que trafegam por ali, especialmente nos horários de pico”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Corredor Eixo Oeste
Com 38,7 quilômetros de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a Epig e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.
As obras serão feitas por trechos, uma vez que seria inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito. Além da revitalização da Avenida Hélio Prates, o corredor contempla diversas outras obras, tais como a construção de viadutos e do túnel de Taguatinga.
Com informações da Secretaria de Obras
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