Cidades

Polícia Civil alerta para novo golpe que utiliza o aplicativo InDriver

Golpistas convencem vítimas a passar cartão em máquina levada por motorista de aplicativo. Em dois dias, foram registradas quatro ocorrências do golpe no Guará

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) emitiu um alerta para a população sobre novo golpe envolvendo o aplicativo InDriver. As principais vítimas seriam os idosos. 

Segundo o delegado-chefe da 4ªDP (Guará), João de Ataliba Neto, o crime começa por meio de uma ligação telefônica. Os autores inventam histórias dizendo que algum parente está precisando de dinheiro. Quando a vítima acredita na mentira, eles dizem que, devido à pandemia, não é necessário ir a um banco para realizar o depósito e que irão enviar um motorista de aplicativo com uma máquina para este realizar a transferência. 

Saiba Mais

Os golpistas repetem a história contada para o motorista contratado. Posteriormente, o condutor repassa o dinheiro para o autor do golpe, sob promessa de receber uma comissão de R$100 a R$300. 

A preferência é pelo aplicativo InDriver, pois ele disponibiliza os dados do motorista para o usuário, o que facilita uma intimidação caso o condutor desconfie de algo. 

Vítimas idosas

 
Em dois dias, quatro ocorrências do mesmo golpe foram registradas no Guará e todas envolviam pessoas entre 62 e 86 anos. Uma das histórias contadas pelos golpistas envolve um neto precisando de dinheiro para consertar ou comprar um carro. 

"Orientamos os moradores que tenham parentes idosos que deem a eles conhecimento sobre essa nova modalidade de estelionato. Também orientamos aos idosos e moradores em geral do DF que, quando receberem telefonemas de parentes solicitando auxílios financeiros de qualquer espécie, que tentem retornar a ligação para eles e confirmem tal necessidade e, no caso de não conseguirem, que peça a ajuda de algum familiar mais próximo ou que compareça a uma delegacia de polícia para ser melhor orientado”, destaca o delegado João de Ataliba Neto.