Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)


Samambaia
Roubos de bicicletas

O entregador Tulio Oliveira, 23 anos, morador de Samambaia, reclamou que há constantes roubos de bicicletas na cidade. “Na última sexta-feira, um amigo meu teve a bike furtada. O pior que isso aconteceu quando ainda estava claro, por volta das 16h. Não tem horário para ser roubado”, conta. “Esse problema é constante, todo mês, pelo menos um conhecido meu tem a bicicleta roubada. Alguns ainda conseguem recuperar o bem, mas a maioria não”, complementa.

» A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que tem trabalhado constantemente para diminuir os índices criminais em Samambaia. O policiamento é empregado em toda a cidade por meio de viatura, motocicleta e policiais a pé. A PMDF acrescentou que recupera, diariamente, várias bicicletas em todo o DF, e prende criminosos que cometem esses delitos. Porém, é necessário que a comunidade colabore, efetuando o registro dessas ocorrências. A Secretaria de Segurança Pública do DF esclareceu que, no comparativo dos primeiros semestres de 2020 e de 2019, houve queda de 8,3% nos registros de furtos de bicicletas em Samambaia. 



Ceilândia
Ameaça de escorpiões

O aposentado Leandro Melo, 66 anos, morador de Ceilândia, entrou em contato com a coluna Grita Geral para alertar sobre a ameaça de escorpiões na cidade. “Em julho e em agosto do ano passado, começaram a surgir muitos escorpiões na vizinhança. Estou com medo do mesmo problema acontecer novamente. Seria bom uma campanha de prevenção, e informar o que deve ser feito quando vemos um bicho perigoso desse”, aponta.

» A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) informou que em 2020, de janeiro a maio, a Vigilância Ambiental realizou 623 inspeções em residências e estabelecimentos comerciais. No mesmo período, foram registrados 712 acidentes com escorpiões. Para evitar esse tipo de problema dentro de casa e nos quintais, é necessário ter alguns tipos de cuidados.  A melhor maneira é prevenir o aparecimento do escorpião, fazendo a limpeza de casa, quintal e criando barreiras de proteção. Caso apareça um escorpião, é necessário acionar a Vigilância Ambiental, pelo telefone 160. Em caso de acidente por animal peçonhento, deve-se procurar a emergência dos hospitais ou as UPAs.