Cidades

Covid-19: DF passa de 70 mil recuperados, mas ocupação de UTI vai a 84%

No pico do novo coronavírus, DF tem 12.044 pessoas lutando contra a doença e 84% de ocupação de leitos de UTI com suporte de ventilação mecânica

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 16:20
No pico da doença, DF chega próximo do limite de oferta de leitos de UTIO Distrito Federal chegou, nesta terça-feira (21/7), à marca de mais de 70 mil pessoas recuperadas do novo coronavírus, mas 12.044 moradores ainda lutam contra a doença e a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) preocupa. Os últimos relatórios da Sala de Situação da Secretaria de Saúde mostram uma ocupação de 84% de leitos públicos de UTI com suporte de ventilação mecânica.

Atualmente, são 84.761 casos de covid-19 em todo o DF, sendo que 71.570 pessoas estão recuperadas e 1.146 morreram em decorrência do vírus. Somente nove unidades de saúde, entre públicas e privadas, possuem hoje pelo menos um leito com suporte para hemodiálise, necessário em diversos casos graves da doença. Só há 38 tipos de leitos com esse suporte disponíveis hoje.

Outras 13 unidades de saúde não possuem leitos de UTI sem suporte para hemodiálise vagos. A maior parte dos pacientes internados na rede do DF têm entre 65 e 69 anos, sendo que 12% do total de internados ficam mais de 16 dias em um leito, em média. 
 

Lista de espera

Às 15h desta terça-feira, 43 pessoas com confirmação ou suspeita de coronavírus estavam na lista de espera por um leito de UTI, de um total de 102 pacientes aguardando vagas, incluindo todas as doenças. Dos casos de covid-19, 32 moradores do DF que estão na lista fazem parte dos dois tipos de prioridades mais graves estabelecidas por médicos e dependem do atendimento de UTI para o tratamento adequado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags