Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 12:31
A Universidade de Brasília (UnB) testará doses da vacina chinesa contra covid-19 em cerca de 850 profissionais de saúde do Distrito Federal. O material produzido pelo laboratório Sinovac chegou ao Brasil na noite desta segunda-feira (20/7) e deve ser encaminhado para a capital federal assim que o Hospital Universitário de Brasília (HUB) estiver apto para recebê-lo. Os voluntários precisam ser profissionais de saúde maiores de 18 anos, saudáveis e que não tenham sofrido infecção assintomática ou a doença causada pelo novo coronavírus. A UnB informa que, em breve, irá publicar o edital para os voluntários se inscreverem.
“Sabemos que a produção de uma vacina eficaz e segura será a principal medida de saúde pública no combate à pandemia, sobretudo ao considerar a alta taxa de contágio do vírus SARS-CoV-2 e a falta de medicamentos comprovadamente eficazes e disponíveis à população”, observa Dayde Mendonça, professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e gerente de Ensino e Pesquisa do HUB. Ela integra a equipe que conduzirá os testes no hospital.
Saiba Mais
Porém, ainda não existe previsão da chegada da vacina a Brasília. Quando todas as condições necessárias para o armazenamento adequado da vacina forem cumpridas, o produto será enviado pelo Instituto Butantan para o HUB, onde a pesquisa será desenvolvida.
Ainda na segunda-feira (20/7), a vacina produzida pela Universidade de Oxford começou a ser testada em São Paulo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.