Cidades

Covid-19: UnB testará vacina em cerca de 850 profissionais de saúde

Produto chinês chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20/7) e Hospital Universitário se prepara para receber as doses. Não há previsão da chegada do material em Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) testará doses da vacina chinesa contra covid-19 em cerca de 850 profissionais de saúde do Distrito Federal. O material produzido pelo laboratório Sinovac chegou ao Brasil na noite desta segunda-feira (20/7) e deve ser encaminhado para a capital federal assim que o Hospital Universitário de Brasília (HUB) estiver apto para recebê-lo. 
 
Os voluntários precisam ser profissionais de saúde maiores de 18 anos, saudáveis e que não tenham sofrido infecção assintomática ou a doença causada pelo novo coronavírus. A UnB informa que, em breve, irá publicar o edital para os voluntários se inscreverem. 
 
“Sabemos que a produção de uma vacina eficaz e segura será a principal medida de saúde pública no combate à pandemia, sobretudo ao considerar a alta taxa de contágio do vírus SARS-CoV-2 e a falta de medicamentos comprovadamente eficazes e disponíveis à população”, observa Dayde Mendonça, professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e gerente de Ensino e Pesquisa do HUB. Ela integra a equipe que conduzirá os testes no hospital.

Saiba Mais

As pesquisas da UnB são parte de um estudo coordenado pelo Instituto Butantan em São Paulo. Ao todo, cerca de nove mil voluntários devem receber a vacina em cinco estados além do DF. 

Porém, ainda não existe previsão da chegada da vacina a Brasília. Quando todas as condições necessárias para o armazenamento adequado da vacina forem cumpridas, o produto será enviado pelo Instituto Butantan para o HUB, onde a pesquisa será desenvolvida.
 
Ainda na segunda-feira (20/7), a vacina produzida pela Universidade de Oxford começou a ser testada em São Paulo.