Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 09:55
A partir desta terça-feira (21/7), o Jardim Botânico de Brasília (JBB) volta a funcionar com uma série de restrições e alterações para a visitação. Assim, o planejamento para a volta das atividades dentro do JBB seguirá um cronograma, considerando as características de cada espaço e serviço. O objetivo é evitar aglomerações e analisar como será a visitação nas primeiras semanas. Saiba como vai funcionar:
Espaços Fechados
Os restaurantes continuarão fechados. O consumo de alimentos nas áreas comuns de visitação também não será permitido, assim como a realização de piqueniques, confraternizações e aniversários. A medida atende ao decreto 40.997 de 17 de julho, que proíbe comércio dentro de parques e outras unidades de conservação.
Além disso, bebedouros, banheiros, parquinho infantil, mirantes e aparelhos de musculação estarão interditados, conforme determinação do Governo do Distrito Federal (GDF). Para evitar aglomerações, outros espaços com algum grau de confinamento também permanecerão fechados (veja a lista completa abaixo).
Saiba Mais
Presença de animais
Os visitantes que entrarem no Jardim Botânico de bicicletas ou carros deverão ficar atentos aos limites de velocidade. Durante o período de isolamento social, houve aumento significativo de registros de animais silvestres pela área de visitação. “Ficamos quatro meses fechados para visitação e percebemos que os animais passaram a explorar os nossos jardins em horários que não eram usuais. Por isso é preciso atenção ao circular por aqui”, adiantou a diretora-executiva. Os estacionamentos também serão monitorados para garantir o distanciamento social. Está mantida a entrada gratuita de pedestres e ciclistas das 7h30 às 8h50.
Para que o Jardim Botânico possa continuar aberto e voltar a oferecer todos os serviços e atrações, a colaboração dos visitantes será fundamental. “Contamos com a compreensão dos frequentadores e cumprimento rigoroso das Normas de Visitação, como o uso obrigatório de máscaras, inclusive nas trilhas, uso de garrafas próprias de água, regras de distanciamento social e etiqueta respiratória”, reforçou Aline De Pieri.
Precauções
A liberação para o funcionamento do JBB ocorreu na sexta-feira (17/7) com a publicação do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Desde então, equipes do JBB colocaram em prática o planejamento para a reabertura gradual da unidade.
Entre as medidas previstas estava o isolamento de todos os espaços que permanecerão fechados, desinfecção das áreas de maior circulação e treinamento das equipes que atenderão ao público. “O jardim possui uma série de características e por isso optamos por tomar as precauções que já estavam previstas no cronograma para receber o público”, explicou a diretora-executiva.
O foco, neste momento, é seguir rigorosamente as normas previstas no decreto e as recomendações das autoridades de saúde para evitar a proliferação da covid-19.
Nesta quarta-feira (22/7), equipes do Sanear-DF farão nova ação no JBB para reforçar a limpeza de todas as áreas.
Espaços fechados para visitação:
- Parquinho infantil
- Área de piquenique
- Ponto de Encontro Comunitário (PEC)
- Mirante do Jardim de Contemplação
- Sala de Exposição
- Orquidário
- Sinos do Jardim Japonês CONFIRMAR
- Espaço Ciência
- Oficina da Natureza
- Casa da Permacultura
- Espaço Água
- Espaço Montarroyos
- Centro de Excelência do Cerrado
O que está proibido:
- Piqueniques
- Aniversários
- Ensaios fotográficos
- Visitas guiadas
- Uso de bancos e mesas
- Uso dos bebedouros
- Uso dos banheiros
Não esqueça!
- O uso de máscara é obrigatório no Jardim Botânico
- Traga sua garrafa de água
- Mantenha o distanciamento social
- Traga seu álcool gel
- Siga a etiqueta respiratória em caso de tosse ou espirro e cubra nariz e boca com o braço
- Fique atento aos limites de velocidade
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.