A Barragem do Paranoá terá um novo sistema sonoro de alerta. O aviso tem como objetivo alertar a população sobre fechamento e abertura de comportas, testes simulados, situações de risco, falso alerta, abandono e desmobilização.
O novo sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é alimentado por energia solar e pode ser audível em um raio de até 10 km da hidrelétrica. Composto por cornetas, tem comunicação via rádio e wi-fi que identificam intrusões, além de aterramento e pára-raio.
A estrutura faz parte do plano de segurança da barragem, através do qual a CEB Geração busca deixar a barragem mais segura, e é rigidamente cercada com o intuito de evitar roubo e vandalismo.
“Nosso objetivo com a troca do sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é preservar vidas”, resume o diretor-geral da Companhia Energética de Brasília (CEB), Eduardo Roriz, que ressalta ainda a importância de que a população fique atenta sempre que um alerta for emitido, potencializando assim, a efetividade do sistema.
Testes pontuais em cada uma das sirenes estão previstos para acontecer a partir da próxima segunda-feira (20/7), se estendendo até sexta (24/7). O primeiro teste geral do sistema está previsto para a próxima quarta (22/7).
* Com informações da CEB e da Agência Brasília