Cidades

Campanha da UnB arrecada máscaras de proteção durante pandemia

Objetivo é conseguir 10 mil máscaras que serão doadas à população vulnerável do DF

O projeto UnB Solidária está arrecadando máscaras de proteção para distribuição à população vulnerável do Distrito Federal, durante a pandemia de covid-19. A iniciativa busca, também, coletar tablets e encaminhá-los aos hospitais públicos para pacientes da doença. O objetivo é colocá-los em contato com seus familiares e amigos como forma de minimizar a solidão causada pelo isolamento. 

A doação de máscaras é organizada pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC) em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e busca arrecadar até 10 mil máscaras para distribuição. As doações serão entregue a pessoas das comunidades universitária e externa em estado de vulnerabilidade socioeconômica. 

O projeto também incentiva a compra de máscaras produzidas por grupos de geração de renda dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Distrito Federal. A organização Feito à Mão participa da campanha e já produziu mais de 400 máscaras aos frequentadores da unidade Caps AD III de Samambaia. A ONG busca doação de tecidos e elásticos para a confecção do insumo.

recolhimento de tablets está sendo organizado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB) em conjunto com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

As doações podem ser feitas pelo aplicativo Doarti, desenvolvido por estudantes e professores da Faculdade UnB Gama (FGA). O aplicativo pode ser baixado no Google Play e App Store. Uma vez no app, basta procurar UnB Solidária e escolher um dos locais de coleta. São eles a sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e na Diretoria de Segurança (Diseg). As doações no campus Gama devem ser feitas diretamente com as equipes de segurança da faculdade.