A Zoonoses tem cerca de 50 animais que aguardam adoção. Entre eles está esse da foto, que chegou maltratado, aparenta ter idade um pouco avançada e está com um dos olhos comprometidos. O bichinho de porte pequeno não ultrapassa os 10kg e foi resgatado em uma das ações da Zoonoses.
Com a pandemia, as atividades das voluntárias do órgão estavam suspensas. Somente nas últimas semanas houve autorização para retornar e atender as demandas pontuais.
Recentemente, a Zoonoses recebeu muitos animais devido a uma ação da Vigilância Ambiental, durante a qual foram resgatados cerca de 250 cães criados por uma senhora acumuladora. Os animais estão sendo recolhidos aos poucos. O cãozinho da foto estava entre os resgatados que, agora, aguardam um lar definitivo.
Como adotar
Qualquer pessoa acima de 18 anos pode adotar um cãozinho ou gatinho. É preciso apenas assinar um termo de responsabilidade e apresentar comprovante de endereço e documento de identidade. O animal sai da Zoonoses vacinado e com o teste de leishmaniose negativo.
O hora%u0301rio de visita é das 10h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Na%u0303o e%u0301 necessa%u0301rio agendamento. A Zoonoses se localiza na AENW trecho 2 lote 4 - Ao lado do Hospital da Criança Setor Noroeste, Brasília - DF,
Cuidados Necessários
Para adotar um cachorro, é necessário uma coleira ou, ao menos, uma guia de pescoço, para segurança do bichinho. Mesmo que o colo possa parecer seguro, o animal pode ficar assustado e fugir. No caso dos gatos, é necessário uma caixa de transporte ou de papelão com furos.
Vale lembrar que alguns animais são sociáveis logo de cara, mas outros podem ficar assustados, medrosos e desconfiados. Por isso, o novo dono não deve se sentir frustrado caso o animal não interaja de imediato: os bichinhos precisam de tempo em alguns casos.
Na Zoonoses, os animais são vacinados contra a raiva, mas é necessário vacinar com a vacina múltipla (v10 ou v8). Todos têm castração garantida pelo IBRAM, mas, no momento, devido à pandemia, os serviços de castração estão suspensas.
Todo animal adotado necessita de uma ida ao veterinário para uma consulta básica e um exame de sangue de rotina. A Zoonoses pode indicar locais mais em conta. Ao adotar um bichinho da unidade, os donos são convidados a enviar informações e, se possível, fotos do novo lar dos pets. Essa ação é importante para a Zoonoses saber que os animais estão seguros.
Serviço:
A melhor forma de conseguir contato com a Zoonoses é através do Instagram (@Amigosdazoonoses) página feita e administrado pelas voluntárias.