Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 10:35
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu a liminar de sentença que obrigava o governo do Distrito Federal (GDF) a abrir mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes infectados com a covid-19. A decisão veio de um juiz da 21 Vara e garante que o governador Ibaneis Rocha (MDB) conduza o combate à pandemia sem interferência judicial.
A liminar derrubada foi concedida em 30 de junho e obrigava o GDF a desbloquear 68 leitos de UTI bloqueados na rede pública de saúde e reabrir outros 67, além de reestabelecer o estoque de materiais médicos necessários para o atendimento de pacientes com covid-19. Caso o governo não cumprisse com a determinação judicial, teria que pagar multa diária de R$5 mil.
Saiba Mais
Abre e fecha do comércio
Desde o início da pandemia, o Executivo local e o Judiciário travam embates e discordam sobre as medidas de combate. A retomada das atividades econômicas no DF passou por um abre e fecha na última semana devido à discordância entre os poderes.
Ibaneis havia decretado a reabertura do comércio assim como academias e escolas. Uma liminar o proibiu de realizar a retomada, porém Ibaneis recorreu da decisão e retomou o poder de decião nessa questão.
Lockdown em Ceilândia e Sol Nascente
Apesar da reabertura no DF, Ibaneis decretou lockdown nas regiões administrativas de Ceilândia e Sol Nascente devido ao aumento de casos nos locais. Por enquanto, apenas serviços essenciais podem funcionar.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.