A secretária de Justiça, Marcela Passamani, comemora a capacitação dos jovens. "Isso significa mais pessoas qualificadas no mercado de trabalho, além de beneficiar os que mais precisam com as ações sociais."
O Portal do Voluntariado foi criado em março de 2019, como plataforma para cadastro de pessoas interessadas em voluntariado, além de órgãos e entidades que queiram desenvolver ações de responsabilidade social. Segundo a Sejus, são mais de 133 mil oportunidades, 101 campanhas e doações e 438 projetos.
Quem participa recebe um certificado da secretaria, além de adquirir experiência profissional e horas complementares para o currículo. O projeto realiza um feedback com os participantes para ter um retorno do atendimento prestado, e coloca a ferramenta à disposição para quem quiser participar de outra ação.
Um dos locais possíveis para atuar é no hotel Brasília Palace, onde a Sejus coordena o programa "Sua Vida Vale Muito - Hotelaria Solidária". Lá, cerca de 300 idosos estão acolhidos, protegidos da covid-19.
Para ingressar no programa Voluntariado em Ação, é preciso informar sobre a disponibilidade de trabalho, eixos de atuação e público de interesse das ações que gostaria de participar. A partir daí, a Sejus vai traçar o perfil do voluntário, cruzando competências, com as demandas dos programas e campanhas. Havendo compatibilidade, é enviado e-mail com mais detalhes da oportunidade identificada.