Cidades

DF tem 930 mortes e 72,2 mil infectados

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Distrito Federal aproxima-se dos milhares. Com mais 28 mortes ontem, no total, 930 pessoas morreram por causa da covid-19, sendo que 853 moravam na cidade e 77, em outras unidades da Federação, mas buscaram tratamento na capital. Homens são os que morreram mais, representando 58,8% dos falecimentos.

O perfil dos pacientes que não resistiram à doença também mostra que doenças cardíacas são as que mais agravam o quadro, pois, em 70,2% dos óbitos, a vítima tinha esse tipo de comorbidade. As confirmações da doença chegaram a 72.284 — 1.572 somente ontem —, com 58.385 infectados, mas recuperados. O dado representa 81% de curados.

Entre as regiões mais atingidas pela pandemia, Ceilândia, Plano Piloto, Taguatinga e Samambaia são, respectivamente, as cidades com mais casos. Proporcionalmente, porém, Sobradinho e Paranoá concentram mais diagnósticos positivos a cada 100 mil habitantes. Outro recorte importante é relativo à letalidade do vírus. Ele é mais fatal em Planaltina, Estrutural e Ceilândia, locais onde a porcentagem de mortes a cada infecção é maior, chegando a 2% dos casos. Para comparação, em regiões como Riacho Fundo 2 e Jardim Botânico, cerca de 0,5% dos contaminados falece.