Ação conjunta de diferentes órgãos e agências do Governo do Distrito Federal realizou 130 abordagens no fim de semana em diferentes regiões do Distrito Federal. A operação, denominada Vita Salutem, ocorreu entre sexta-feira (10) e domingo (12).
Com objetivo de reduzir índices criminais em Samambaia, Itapoã, Paranoá e Ceilândia, instituições fiscalizaram as ruas sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). Dezesseis pessoas foram autuadas por alcoolemia, uma presa por ter mandado de prisão em aberto e quatro veículos foram removidos das ruas. Além disso, seis estabelecimentos foram fechados e outro foi multado por funcionamento indevido.
A operação foi conduzida pela Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PM), Departamento de Trânsito (Detran/DF), Corpo de Bombeiros (CBM/DF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).
De acordo com a SSP, a ação é feita com base em estatísticas produzidas pela pasta, baseando-se em comparativos de meses anteriores e períodos semelhantes. A operação tem ocorrido nas últimas 10 semanas e pode mudar de foco dependendo do tipo de ação criminal com maior incidência. No período de pandemia, a ação tem focado em estabelecimentos comerciais, como distribuidoras de bebidas.