Uma drogaria do Lago Norte foi autuada por comercializar testes rápidos para detecção da covid-19. Auditores da diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde apreenderam 18 kits de exame no local. O estabelecimento foi intimado a regularizar o atendimento, que estava sendo prestado de forma precária, segundo a pasta. Além disso, os serviços farmacêuticos do local foram interditados.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a drogaria estava insalubre, sem condições de higiene e sem adotar nenhuma das normas sanitárias para a realização dos testes rápidos. Além disso, por ser irregular, o estabelecimento não lançava as informações dos casos positivos no sistema da Secretaria de Saúde, impactando na análise do cenário da pandemia na capital.
Denúncias nas redes sociais levaram os auditores ao estabelecimento. Eles detectaram que os testes eram feitos em um espaço improvisado e pequeno. Os servidores também encontraram restos de comida no ambiente. Além disso, o lugar não tinha cadastro na Gerência de Medicamentos e Correlatos (Gemec) da Vigilância Sanitária.
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 377/20 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só permite que as drogarias realizem testes rápidos caso cumpram as normas sanitárias. Diferente da situação presenciada no estabelecimento do Lago Norte, segundo a Secretaria de Saúde.