Cristalina e potável, a nascente presente em uma área pública de preservação ambiental próximo à quadra QSC 4, em Taguatinga Sul, irá abastecer uma piscina do Parque Saburo Onoyama. O recurso natural desaguava no córrego do parque e corria por um percurso de 100 milímetros de diâmetro.
Devido às raízes de plantas que infiltraram o canal e se acumularam no terreno do GDF, o fluxo foi interrompido. A água escoou pelo asfalto, danificou o piso e formou um buraco. Alguns moradores perceberam o vazamento e solicitaram o reparo.
Há aproximadamente 30 dias deu-se início o trabalho de recuperação da nascente, perdida em meio a uma área pantanosa. A iniciativa foi da administração regional de Taguatinga, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Brasília Ambiental (Ibram) – instituto responsável pelo parque Saburo Onoyama. O terreno foi roçado com o apoio da administração regional do Sol Nascente.
Após as ações, o ponto de vazão causado pelo entupimento foi identificado e desobstruído. Segundo o coordenador regional de Taguatinga, Geraldo César, a região aguarda a cessão de uma nova tubulação de 300 milímetros de diâmetro pela Companhia de Saneamento Básico do Distrito Federal (Caesb). O objeto irá substituir a atual. “Estamos saindo do paliativo para o definitivo”, resume Geraldo.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.