O Museu Histórico e Artístico de Planaltina vai receber o plano museológico, um projeto que tem objetivo de nortear a missão, organização e gestão do espaço. O documento será apresentado ao público na próxima segunda-feira (6/7), por uma videoconferência. Os interessados podem inscrever-se para assistir, basta enviar mensagem para museuplanaltina@gmail.com.
A entrega do plano museológico é resultado da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que, em 2018, ajuizou ação civil pública contra o Distrito Federal. Na ação, a Promotoria solicitou à Justiça a elaboração do Plano Museológico e do Regimento Interno.
Foram realizadas audiência pública e oficinas para elaboração do documento, coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Museus e por docentes da Universidade de Brasília (UnB), com a participação de representantes da Secretaria de Cultura, da Administração Regional de Planaltina e de moradores da região, além do MPDFT e da Vara do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal.
Saiba Mais
Ela ressaltou ainda que o plano esclarecerá qual será a contribuição do Museu Histórico e Artístico de Planaltina para a sociedade, uma vez que especificará quais os valores do passado que serão resgatados e quais serão as ações concretas que contribuirão para a formação das presentes e futuras gerações.
*Com informações da MPDFT