Cidades

Liderança consolidada no DF



O Colégio Pódion estreou como o primeiro colocado no ranking de desempenho entre as escolas do DF no Enem de 2018. No exame de 2019, a instituição repetiu o feito. Fundada em 2001, a instituição, além de conquistar a primeira colocação local, garantiu o melhor desempenho do Centro-Oeste. A conquista foi celebrada por alunos e professores. “Desde a fundação do ensino médio, o Pódion visava ser uma escola de resultados”, afirma George Gonçalves, coordenador-geral da instituição.

O colégio trabalha com uma carga horária estendida e mantém o foco dos estudos nos principais exames nacionais. De acordo com George, no primeiro e no segundo ano do ensino médio, os estudos são voltados para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). É no terceiro ano, em especial no segundo semestre letivo, que os alunos focam o Enem.

“Acompanhando esse ritmo de conteúdo, também trabalhamos com os alunos o programa denominado disciplina consciente. Nele, nós motivamos o estudo por uma consciência de propósito do que eles querem alcançar, para que não fiquem estudando de maneira robotizada”, explica o coordenador.

Trabalhar os conteúdos profundamente, estimular o senso de responsabilidade e, ao mesmo tempo, privilegiar a saúde mental do estudante, segundo George, são os principais cuidados que garantem o bom desempenho da instituição. Durante a pandemia do novo coronavírus, o Pódion deu continuidade às aulas de maneira remota, a fim de obter os mesmos resultados no Enem deste ano.

No início, foi disponibilizado aos alunos apenas um roteiro de estudos, confeccionado pelos professores de cada disciplina. Em 13 de abril, a instituição passou a contabilizar a presença e voltou com a carga mais intensa de estudos. “Todos os dias são disponibilizadas sete aulas para que consigamos manter o foco e os objetivos, tanto para o PAS quanto para o Enem”, explica o coordenador. “Estamos preparados para qualquer situação de calendário”, acrescenta.
Considerando apenas a nota objetiva, o Pódion foi o 18º melhor colégio do Brasil.

Ex-alunos se orgulham


Valentia Roque, 18 anos, aprovada para estudar jornalismo na UnB, conta que conseguiu alcançar o objetivo graças ao apoio oferecido pela instituição. “O Pódion é bem puxado e tem modelo conteudista. Eu tinha aula todos os dias, das 7h30 às 16h30. Eram 10 aulas por dia”, conta. A estudante relata ainda, que quando aprovada, sentiu enorme felicidade por todo o esforço que foi investido. “A sensação de dever cumprido foi incrível”, diz.

Ingrid Vellasco, 17, aprovada em engenharia química na Universidade de São Paulo (USP), também vivenciou o ritmo puxado como aluna do Pódion. “Nunca foi fácil, mas temos muito apoio e profissionais excelentes à nossa disposição”, assegura. Apesar da rotina de estudos pesada, ela também priorizou momentos de descanso aos fins de semana. “Tirava os sábados para descansar, algo que acho primordial para um estudante.”

Tanto Ingrid quanto Valentina compartilham do mesmo sentimento de gratidão à instituição. “Por causa de todo esforço que eu, meus colegas, professores e todos os funcionários fizemos em 2019, minha escola ficou em primeiro lugar no DF e isso é algo honestamente emocionante”, relata Ingrid. (AA e VS)