Cidades

UBS de Ceilândia ganha central de cuidados afetivos para a saúde mental

Projeto é voltado para servidores e pacientes e tem como objetivo ajudar a esse público a enfrentar o estresse psicológico causado pela pandemia

Correio Braziliense
postado em 30/06/2020 16:50
Pessoa com peça de quebra-cabeça no cérebroA Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Ceilândia implementou uma Central de Cuidados Afetivos para pacientes e servidores. O projeto é pensado para atender pessoas em situação de sofrimento mental neste momento de pandemia mundial do novo coronavírus. 
 
Os profissionais e residentes vão criar estratégias dentro da UBS para minimizar os impactos psicológicos negativos do avanço da covid-19 no Distrito Federal, produzindo informativos, cartazes e bilhetes com mensagens de empatia, afeto e autocuidado, enfatizando a importância da luta de cada pessoa.
 
A ideia conta com colaboração do Núcleo Ampliado em Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Escs/Fepecs). 
 

Saiba Mais

Os idealizadores da central também devem levar as ações aos profissionais da saúde que foram afastados das funções devido a sintomas e infecções do coronavírus. As estratégias serão pensadas semanalmente, com temas específicos de acolhimento. 

“É sentir que estamos no início de uma estrada, cheia de desafios, onde há muito caminho a percorrer. Saber que iremos juntos e juntas, fortalece e impulsiona o percurso”, disse a assistente social Cibele Maria de Sousa.

Além de oferecer suporte aos que estão em situação de vulnerabilidade, o projeto também gera experiências aos residentes para um atendimento mais humanizado, com percepções de como cada indivíduo encara as doenças. 
 
*Com informações da Agência Brasília 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags