A Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Ceilândia implementou uma Central de Cuidados Afetivos para pacientes e servidores. O projeto é pensado para atender pessoas em situação de sofrimento mental neste momento de pandemia mundial do novo coronavírus.
Os profissionais e residentes vão criar estratégias dentro da UBS para minimizar os impactos psicológicos negativos do avanço da covid-19 no Distrito Federal, produzindo informativos, cartazes e bilhetes com mensagens de empatia, afeto e autocuidado, enfatizando a importância da luta de cada pessoa.
A ideia conta com colaboração do Núcleo Ampliado em Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Escs/Fepecs).
Saiba Mais
“É sentir que estamos no início de uma estrada, cheia de desafios, onde há muito caminho a percorrer. Saber que iremos juntos e juntas, fortalece e impulsiona o percurso”, disse a assistente social Cibele Maria de Sousa.
Além de oferecer suporte aos que estão em situação de vulnerabilidade, o projeto também gera experiências aos residentes para um atendimento mais humanizado, com percepções de como cada indivíduo encara as doenças.
*Com informações da Agência Brasília