A meta é imunizar 90% do público alvo e a cobertura vacinal está em 93,4%. Todavia, a meta não foi atingida de forma homogênea, uma vez que alguns grupos estão com a cobertura abaixo do esperado, conforme explica a enfermeira da área Técnica da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.”Ainda vemos que a cobertura vacinal das crianças, gestantes e puérperas está bem abaixo da meta de 90%. Orientamos que esses grupos busquem uma sala de vacina e recebam sua dose”, recomenda.
Saiba Mais
Em relação aos demais grupos prioritários, a cobertura vacinal é de 99,7% entre idosos e trabalhadores de saúde, pessoas privadas de liberdade, jovens em medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional. Para pessoas com comorbidades, a taxa é de 102%, e 120,7% entre as forças de segurança e salvamento. A Secretaria de Saúde também administrou 555 doses em comunidades indígenas residentes no DF.
Todos os grupos prioritários devem procurar as unidades básicas de saúde que estão abertas diariamente. Além da imunização contra a gripe, as 128 salas de vacina oferecem outras imunizações que protegem contra mais de 20 doenças. Os usuários devem apresentar o documento de identificação e o cartão de vacina para que seja verificada a situação vacinal.
Pacientes com alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem receber a vacina, contanto que ela seja administrada em ambiente hospitalar. Para pessoas acamadas e acima dos 60 anos, é possível fazer um agendamento para que a imunização seja providenciada em domicílio. A solicitação pode ser feita pelo telefone 160 ou na unidade de saúde (UBS) de referência do domicílio da pessoa acamada.