O Distrito Federal foi avaliado como “ótimo” em relação à transparência dada às contratações emergenciais realizadas no combate à covid-19, ocupando o segundo lugar em relação às 27 unidades da federação.
O Ranking Transparência Internacional/Brasil analisou portais oficiais criados pelos governos a fim de prestar informações sobre as ações realizadas no combate à covid-19. No caso do DF, a avaliação foi focada no Portal Covid-19, que é gerido pela Controladoria-Geral do DF.
A pontuação alcançada fez com que o Distrito Federal fosse um dos quatro classificados como ótimo (98,7 pontos). O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima. Ocupa o primeiro lugar o estado do Espírito Santo, seguido do DF e do Ceará, empatados em segundo lugar.
O controlador-geral do DF, Paulo Martins afirma que a meta agora é trabalhar em alguns detalhes sobre a identificação dos solicitantes de acesso à informação, a fim de alcançar os 100 pontos e garantir ainda mais eficiência aos dados divulgados pelo Distrito Federal