Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)


Santa Maria
papa-entulho


O segurança Mário Gomes, 34 anos, morador da Santa Maria, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que a região não possui papa-entulhos. “Em vários pontos da cidade, é possível encontrar lixo espalhado. Eu sei que esse problema acontece por conta dos próprios moradores, mas se tivéssemos um equipamento para descarte de materiais, talvez, o transtorno diminuísse”, aponta.

» O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que já foi dada ordem de serviço para a construção de dois papa-entulhos em Santa Maria. A previsão é de início das obras em duas semanas e conclusão em quatro meses. Os equipamentos funcionarão na Fazenda Saia Velha e no Núcleo Rural Alagado. O SLU esclareceu que a moradora deve fazer a reclamação para a Ouvidoria Geral no 162 ou no www.ouvidoria.df.gov.br. Dessa forma, o órgão de fiscalização poderá tomar as providências cabíveis com o dono do lote.



Ceilândia
Lixo constante


O entregador Vinicius Moreira, 26 anos, morador de Ceilândia, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que em diversos pontos da cidade há terrenos baldios muito sujos. “Eu passo em várias quadras de Ceilândia, sempre vejo ruas sujas e moradores reclamando. Não sei se é área pública, privada, mas o certo é que há problemas constantes”, aponta. “A administração limpa os locais, mas não adianta; os próprios moradores voltam a sujar. Deveriam cercar essas áreas”, argumenta

» A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) informou que, para conter o descarte irregular de resíduos, estabeleceu um cronograma de cercamento de áreas de sua propriedade em Ceilândia. Lixo doméstico, móveis, pneus e resíduos da construção civil jogados em local inadequado causam uma série de doenças e prejuízos incontáveis ao meio ambiente. A Terracap ressalta que, na última quinta-feira, uma equipe da agência esteve na QNN 12, Área Especial, Ceilândia Sul e que a ação é realizada na região administrativa desde meados de maio. A agência destaca o trabalho, feito em conjunto com Administração Regional de Ceilândia, de conscientizar a comunidade e os carroceiros sobre a importância de não despejar resíduos em locais não autorizados. Também apontaram que seis áreas já foram cercadas na cidade e que outras três receberão as equipes da Terracap: QNM 8, Ceilândia Norte, QNN 13, Área Especial, Ceilândia Norte, e QNN 16, Ceilândia Sul.