Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 15:35
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a Secretaria de Saúde estabeleça um protoclo para prestação constante de informações médicas aos familiares dos pacientes internados por mais de 24h com suspeita ou diagnósticos positivo do novo coronavírus.
A recomendação partiu da força-tarefa do MPDFT instituída para o acompanhamento das medidas de enfrentamento ao combate da pandemia. De acordo com o documento, a pasta deverá orientar as unidades de saúde da rede hospitalar a organizar procedimento para garantir as informações aos familiares.
Segundo informações do MPDFT, o contato com a equipe médica deverá ser diário, por meio de ligação telefônica durante todo período de internação em enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTI).
Saiba Mais
O MPDFT ressaltou que a iniciativa foi motivada a partir de manifestações recebidas pela Ouvidoria do Órgão, assim como queixas de familiares que encontram dificuldades para receberem informações sobre os internados.
Agora, a Secretaria de Saúde tem o prazo de cinco dias úteis para encaminhar ao MPDFT informações sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação.
*Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.