Cidades

Covid-19: casos em profissionais da saúde mais que dobraram este mês

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, o número de diagnosticados entre profissionais de saúde passou de 752 para 1.839

Os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus e correm risco diário de serem contaminados pela doença. Apenas este mês, entre 1º de junho e esta quinta-feira (26/6), a quantidade de trabalhadores da área infectados subiu 144% no Distrito Federal. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, o número de diagnosticados passou de 752 para 1.839 no período. 
 
A pasta ainda contabiliza que cinco profissionais da área da saúde faleceram na capital devido à covid-19. Nesta sexta-feira (26/6), o Distrito Federal teve mais 14 pessoas que perderam a vida devido ao coronavírus. Agora, o total de óbitos chegou a 476 e a quantidade de casos confirmados subiu para 39.236. 
 

Saiba Mais

O número de profissionais da segurança infectados também subiu este mês. Dados da Secretaria de Saúde mostram que ocorreu um aumento de 52% na quantidade de trabalhadores dessa área diagnosticados. O número passou de 360 para 550 no período. Além disso, a Secretaria de Saúde contabiliza três óbitos de pessoas do setor. 
 
Um dos profissionais da segurança que perdeu a vida para a covid-19 é o tenente Auro Gonçalves Caixeta, que integrava a equipe de segurança pessoal do governador, Ibaneis Rocha (MDB). Ele estava internado desde 26 de maio e faleceu na madrugada de segunda-feira (22/6). 

Risco

Com a proximidade do pico da pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal, previsto para a primeira quinzena de julho, a probabilidade de infecção pela doença fica cada vez maior. Especialistas alertam que o crescente número de casos significa mais focos de contaminação. Por isso, há a necessidade de se manter as medidas de restrição a fim de evitar o colapso do sistema de saúde, quando o número máximo de casos for atingido.