Cidades

Mesmo desempregada, voluntária faz ações solidárias em comunidade do Goiás

Nesta semana, a responsável pelo projeto recebeu donativos oferecidos pelo Governo do Goiás para que continue com as ações

A dona de casa Marilda Silva, 63 anos, mesmo sem emprego, faz ações solidárias na comunidade onde mora, uma ocupação na Vila Santa Rita, em Goiânia. Ela ajuda cerca de 180 moradores da região, principalmente crianças. O Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), entregou, na última quinta-feira (25/6), diversos donativos para que a voluntária continue realizando seu projeto. 

A OVG ofereceu cerca de 600 quilos de alimentos que incluiu arroz, leite integral, fubá, açúcar, molho de tomate, óleo de soja, 60 caixas de frutas e verduras do Banco de Alimentos, produtos de higiene e de limpeza, álcool 70% e ainda brinquedos, roupas, máscaras e cobertores. 

"Quando recebi a ligação da OVG, até fiquei emocionada. É uma instituição séria que ajuda quem realmente precisa. Essas doações foram boas demais", afirmou Marilda, ao ressaltar que sempre gostou de ajudar os vizinhos. "Como sou simples, sei bem o que é passar aperto, por isso vou atrás de doações. Com a pandemia, a coisa piorou, mais pessoas ficaram desempregadas, então fui pedindo mais e passei a fazer refeições diariamente", lembrou. 

Marilda acorda às 5h da manhã para começar a fazer o almoço comunitário. "Por volta de 10h30 a comida está pronta. Antes de 12h já servi todo mundo. O cardápio é o que consigo ganhar. Mas fica gostoso. Gasto pelos menos uns dez quilos de arroz, três quilos de feijão e dois litros de óleo por dia", relata.

Ana Heloísa Lima e seus dois filhos, Arthur e Heitor, recebem a contribuição diariamente da voluntária. "Meu esposo faz alguns bicos, mas passamos muito aperto. A dona Marilda é um anjo aqui na região. Se não fosse por ela, muita gente estaria passando fome", contou. 

A dona de casa Maria Helena dos Santos também recebe o almoço diário da família. "Levo para minha filha, que está gestante, e minha netinha de 4 anos. A dona Marilda é maravilhosa. Às vezes acaba a comida e ela faz mais. Ninguém sai da casa dela sem levar alguma coisa para comer. Essa doação da OVG vai ser importante para todo mundo aqui dessa região, porque ela saberá direcionar para os que estão precisando mais", ressaltou. 
 

Doações

 
A diretora de Ações Sociais da OVG, Jeane Abdala, participou da entrega dos donativos e ficou comovida com a história da voluntária. "São pessoas como dona Marilda que fazem a diferença. Mesmo com tão pouco, se desdobra para ajudar sua comunidade. Além desta doação, queremos mobilizar pessoas que queiram contribuir doando utensílios domésticos, como fogão, mesa, que serão bem úteis para que ela continue desenvolvendo esta ação tão importante", pontuou, ao acrescentar que a OVG fará o cadastro da voluntária para que ela possa receber semanalmente frutas e verduras do Banco de Alimentos. 

A presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta que o Governo de Goiás está empenhado em atender aqueles que mais precisam. "Com a pandemia, iniciamos a Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, levando donativos às famílias mais vulneráveis de todo o Estado. E assim continuamos. Exemplos como o de dona Marilda nos emocionam e devem ser seguidos. Se cada um doar um pouquinho, fica mais fácil enfrentar esse momento tão delicado que estamos vivendo", destacou. 



*Com informações do DF Mobilidade