Cidades

Bebê nascido com grave doença de pele precisa de doações

Benjamin nasceu com epidermólise bolhosa, doença grave e rara que demanda uma série de tratamentos e produtos especiais. Família pede doação de produtos de higiene e fraldas

Benjamin, de 9 meses, é um bebê guerreiro que precisa da ajuda da sociedade para ter mais qualidade de vida. No nascimento, ele foi diagnosticado com epidermólise bolhosa do tipo distrófica recessiva. A doença causa diversas lesões na pele do pequeno, mas também internamente, em órgãos e mucosas. 

Josiane Eusébio, 35 anos, mãe de Benjamin, é diarista e está desempregada. Ela conta que a família não tem renda fixa e que todos os produtos necessários na rotina do filho são obtidos por doação ou distribuídos pelo governo. “Eu estou sem trabalhar por causa da pandemia e meu esposo faz bicos, porque também ficou desempregado neste período”, conta a mãe. 

O bebê requer o uso de muitos itens específicos para a sua condição de saúde, muitos deles de alto custo. “As feridas que surgem no corpo dele demandam cuidados especiais e produtos especiais. Os de higiene são hipoalergênicos, ele precisa usar muito protetor solar, pois a pele fragilizada tende ao surgimento de tumores”, explica a mãe. 

Todos os medicamentos que Benjamin necessita, Josiane consegue na rede pública de distribuição da Secretaria de Saúde e no hospital onde ele é tratado, o Hospital Universitário de Brasília (HUB). A alimentação do pequeno é feita a partir de uma fórmula especial, que é doada por ONGs. 

Entretanto, os produtos de higiene e de uso diário, como as fraldas, ficam por conta da família. São estes que estão na lista de doações feita por Josiane. “Ele não pode usar qualquer fralda, pois a pele dele adere ao plástico e fica em carne viva. Os sabonetes e xampus também não podem ser de qualquer tipo, pois quando há uma lesão, a pele fica super sensível. Estes produtos não são baratos”, diz. 


Doações



Neste momento, Benjamin necessita de produtos de higiene pessoal, sabonetes, hidratante, xampu todos hipoalergênicos, além de protetor solar infantil fator 50, para peles sensíveis.

As fraldas que melhor se adequam são a Pampers Premium Care e a Huggies Supreme Care, pois possuem um material menos áspero e agressivo para a pele sensível do bebê. 

A família mora na QR 629, de Samambaia Norte. Quem puder colaborar com o pequeno guerreiro, deve entrar em contato com Josiane, no número (61) 9800-2773.