O engenheiro agrônomo João Benko, dono da conhecida rede de restaurantes Jerivá, morreu, ao 74 anos, nessa segunda-feira, em decorrência de uma pneumonia bacteriana. João fundou o estabelecimento, que se tornou referência em quitutes goianos, na BR-060, próximo à Goiânia em 1975. O empresário foi enterrado ontem, em Abadiânia (GO), cidade de origem da família.
Por meio de nota oficial, a família e a a marca informaram que, nos últimos 60 dias, João vinha lutando contra a pneumonia bacteriana, “que evoluiu para uma infecção de maiores proporções” e, consequentemente levou à morte do empresário.
“Familiares e colaboradores agradecem imensamente as manifestações de carinho e orações”, completou o texto.
A rede de restaurantes Jerivá nasceu do sonho de João e sua esposa. O comércio começou como uma loja de plantas ornamentais, mas de tanto servir café e pão de queijo transformou-se em uma parada tradicional no percurso Brasília-Goiânia. Hoje, a empresa conta com produtos da fazenda Jerivá. Atualmente, são quatro lojas: duas na BR 060, em Abadiânia (GO); uma no Outlet Premium, em Alexânia(GO); e uma no Shopping Flamboyant, em Goiânia.
A Câmara Municipal de Abadiânia também lamentou a morte de João, que era um dos pioneiros da cidade. No texto, divulgado nas redes sociais, a Casa ressaltou a contribuição do empresário para o desenvolvimento e progresso da cidade. “Não temos palavras para expressar todos os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor”, afirmou em nota oficial.