Tenho a sorte de morar em uma casa situada em um condomínio,fronteiriça a uma mata cerrada.Se morasse em apartamento,teria mais dificuldade de atravessar estes dias de pandemia.
Posso passear pelo quintal,aguar as plantas e acompanhar os movimentos dos macacos.Eles fazem acrobacias que deixam o cirque du soleil no chinelo.
Mas conversei com amigos que já viveram em várias capitais do mundo e eles dizeram que,mesmo quem mora em apartamento no plano piloto é um privilegiado.E só abrir a janela e ouvir o canto dos pássaros da cidade -parque.Alem disso,existem os espaços abertos que dificultam aglomerações e transmitem a sensação de arejamento.
Com a pandemia e em atenção à recomendação dos cientistas adotamos a medida de escancarar as janelas para que entre o sol da manhã. A radiação da luz trás alegria.
Comprei uma casa quase pronta.Gostaria que ela fosse mais iluminada.Ainda fiz pequenas intervenções para ampliar o vazamento da luminosidade solar.Abri um painel no alto de uma parede e inseri algumas telhas de vidro no corredor e na cozinha.
Não fiquei inteiramente satisfeito.Acalentava o sonho de construir uma casa vazada de luz solar por todos os lados.E possível que o leitor me acuse de veleidade.Mas quem não incorreu em tal pecado que atire a primeira pedra.Oscar Niemeyer disse que é preciso sonhar para as coisas acontecerem.Afinal,se o ilustre colega Rubem Braga adquiriu uma cobertura em Ipanema porque eu não poderia construir uma cachichola luminosa no meio do cerrado?
Certo dia ,tomei coragem e fiz uma varredura em busca de um lote bom e barato.Visitei um terreno em um condomínio instalado em região montanhosa de cerrado bravo.Fui recebido por uma coruja buraqueira postada em cima de um cupinzeiro.Resolvi caminhar pelas redondezas .Eis que topo com um senhor de cara e sotaque rascante de nordestino.Dei bom dia e ele me perguntou o que eu fazia ali.
Contei que sondava um lote para comprar.Ele replicou precipitado:vai construir? Expliquei que primeiro eu precisaria de conseguir dinheiro para comprar o lote.
Ao ouvir a minha explicação ,ele comentou indignado:”meu amigo,nunca diga uma coisa dessas.Voce não sabe quais são os planos de Deus.Diga assim:vou construir, mas os recursos ainda não estão disponíveis”.
Ainda não estão disponíveis.E com a pandemia só Deus sabe.