O objetivo da ação é avaliar esses trabalhadores que têm contato direto com uma parcela da população para diagnosticar casos da covid-19 na fase inicial. O enfoque é identificar nos feirantes algum sinal, sintoma ou histórico de contato prévio com o vírus. Desta forma, o tratamento pode ser iniciado de maneira precoce e é possível evitar que algum contaminado passe a doença adiante. Desde 17 de junho, as feiras populares foram autorizadas a reabrir em todo o DF e as testagens são uma das metas sanitárias para dar segurança ao funcionamento.
“Vimos que a aceitação tem sido boa por parte dos feirantes. Temos levado a triagem até as feiras, e os que têm sintomas ou suspeita da doença são levados para fazer a testagem nas UBSs mais próximas. Assim, evitamos que o vírus seja transmitido aos usuários da feira”, afirmou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares.
Na Feira do Produtor da Ceilândia, 72 pessoas foram triadas pelas Equipes de Saúde da Família, sendo 27 encaminhadas para fazer o teste nas UBS, com dois resultados positivos. Esse foi o primeiro dia da iniciativa no local, que também receberá os profissionais de saúde nesta terça-feira (23/6) e sexta-feira (26/6).
Saiba Mais
Em ação realizada no último sábado (20/6) - a escolha do dia deve-se por conter uma maior quantidade de pessoas no local-, até o momento, a maior quantidade de encaminhamentos ocorreu na Feira do Produtor de Vicente Pires, que contabilizou 175 pessoas levadas para fazer os testes nas unidades básicas de saúde, quatro delas com resultado positivo.
As testagens começaram de forma piloto na quinta-feira (18/6), na Feira Permanente do Cruzeiro. Foram avaliados 11 trabalhadores com sintomas do coronavírus. Eles foram encaminhados para a UBS e, em nenhum exame, o resultado foi positivo.
Cronograma
A SES/DF estabeleceu o seguinte cronograma das feiras que serão visitadas pelas Equipes de Saúde da Família:
- Feira Permanente de Sobradinho II: 23 de junho;
- Feira Permanente da QNL (Taguatinga): 24 de junho;
- Feira do Produtor da Ceilândia: 23 e 26 de junho;
- Feira Permanente do Gama: 25 e 26 de junho.
*Com informações da SES/DF