Cidades

Resumo do dia: confira as notícias sobre ao coronavírus no DF

Contratação de leitos e testes, reabertura criticada e viagens frustradas pela pandemia estão entre as notícias


1. Casos - O Distrito Federal registrou oito mortes no primeiro boletim da segunda-feira e mais 55 novos casos de coronavírus. Em uma semana,foram mais de 10 mil casos e 121 mortes. O número de contaminados continua a subir e, segundo o professor e epidemiologista Jonas Brant, da UnB, o rastreamento de casos é essencial para conter a pandemia. O DF fechou o dia com 34.148 casos confirmados e a 410 mortes, sendo 921 novos casos e 23 óbitos provocados pela covid-19 registrados nesta segunda. 
 
2. Reabertura - Os museus do DF estão autorizados a reabrir: veja como ele estão se preparando. Para o governador Ibaneis Rocha (MDB), a intervenção do Judiciário, que proibe a reabertura de setores não essenciais, foi indevida. O GDF recorreu da decisão. Ministérios públicos também criticaram as flexibilizações adotadas pelo GDF. 
 
3. Licitações - O Governo do Distrito Federal busca uma empresa para realizar 100 mil testes rápidos para coronavírus e a licitação para contratação foi divulgada nesta segunda-feira. O GDF também está fazendo ajustes na licitação para contratações em hospital da Papuda passará por ajustes: a previsão é de 10 leitos de suporte avançado e 30 de enfermaria. 

4. Turismo - Segundo estudo da UnB, pandemia fez 60% dos brasileiros alterarem planos de viagem este ano. Pesquisa realizada pela instituição revela ainda que 36% cancelaram as viagens.