Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)


Águas Claras 
Aulas on-line
 
A cozinheira Lorena Pontes, moradora de Águas Claras, está preocupada com o aprendizado dos alunos devido à paralisação das aulas por conta da pandemia da covid-19. “Os professores não estão conseguindo fazer os cursos para as aulas on-line, imagine as crianças aprenderem algo com eficácia. E os alunos que não têm acesso à internet?”, questiona. 

» A Secretaria de educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que, a partir de 29 de junho, vai ser retomado o ano letivo, validado pela plataforma Google Sala de Aula, pelas teleaulas e por materiais impressos. Serão ofertados pacotes de internet gratuitos a estudantes e professores de todas as etapas e modalidades. Quem não tiver acesso, receberá material impresso das próprias escolas. Haverá, ainda, teleaulas em quatro emissoras de televisão, e a contratação de espaço em mais quatro emissoras, todas com sinal em todo o DF. para transmissão de conteúdos nos três turnos. A SEEDF salientou que a preparação dos professores para essa nova modalidade de ensino começou na última semana, com formações on-line. 



Santa Maria 
Falta de segurança 
 
O garçom Wilbert Dias, 25 anos, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar da segurança pública em Santa Maria. “Mesmo nessa pandemia, o tráfico de drogas não para na cidade. Já liguei no 190, mas, às vezes, não atendem. Quando sou ouvido, me dizem que preciso ir até à delegacia para formalizar a ocorrência. Eu só quero mais policiamento na cidade”, aponta.
 
» A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que está atenta às questões de segurança pública em Santa Maria. Esclareceram que, neste ano, a PMDF prendeu e apreendeu quase 500 pessoas suspeitas ou autoras de crime na cidade. Foi acrescentado que, mesmo na pandemia, o trabalho da polícia é intenso e ininterrupto. Entretanto, a reincidência e a soltura desses infratores têm sido desafios para o trabalho policial. Nos casos em que há uma recorrência da ação delituosa, há a necessidade de realizar-se um trabalho investigativo, a fim de identificar os autores do crime; por isso é importante o registro da ocorrência na delegacia.