Cidades

Moradores de Vicente Pires criam campanha para denunciar calçada irregular

Para participar o morador só precisa baixar um aplicativo e tirar fotos de calçadas em más condições

A Associação de Moradores de Vicente Pires e Região (Amovipe) começou uma campanha para denunciar calçadas irregulares na Região Administrativa, a Calçada Cilada. Segundo a Associação, 
com a falta de estacionamento, os carros param em cima das calçadas, prejudicando a acessibilidade dos moradores.
 
 

Segundo o presidente da Amovipe, Gilberto Camargos, o problema começou com as obras de pavimentação das águas pluviais e infraestrutura. “Todas as calçadas viraram estacionamento, não tem mais acessibilidade na cidade, em lugar nenhum. Tentamos reverter isso de várias formas, mas não adiantou. Então, decidimos fazer a campanha”, explicou. 

Até o momento, a Amovipe já recebeu 400 fotos, seja de situações irregulares de calçadas ou somente calçadas inexistentes. “Em Vicente Pires, o pedestre anda na rua. Aqui na cidade, temos 97 cadeirantes, 246 pessoas com dificuldades de andar, idosos, pessoas que usam muletas e têm outros problemas, e tem que andar dentro da rua, as calçadas foram invadidas por rampas de prédio, totalmente ilegais, fora das normas, que faz a rampa no meio da calçada”, reclamou Gilberto.

Fiscalização cidadã

Para participar da campanha Calçada Cilada, o morador precisa baixar o aplicativo Colab, disponível para Android e iOS e cadastrar-se. 

Então clicar em mais (%2b) para fiscalizar um problema, tirar ou selecionar a foto da calçada cilada, selecionar a categoria correspondente ao problema fiscalizado, confirir o endereço da fiscalização, descrever o problema e colocar na descrição a hashtag #cilada. Depois, é só publicar a denúncia.