Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 09:51
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) retomou esta semana as entrevistas para realizar a inscrição e atualização de dados no Cadastro Único dos contemplados do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para prevenir o contágio de covid-19, o atendimento para apresentação dos documentos será feito por telefone para quem já estava na fila aguardando a entrevista.
De acordo com o coordenador de Gestão de Transferência de Renda e Cadastro Único, Guilherme Aleixo, a expectativa é atender, neste primeiro momento, mais de 7,4 mil beneficiários. O foco é na população que aguardava atualização no cadastro do governo federal e que está com o BPC cancelado, bloqueado ou suspenso.
“Mesmo quando voltar o atendimento pleno, trazer essas pessoas para um Cras presencialmente pode ser um risco. Nós podemos até conseguir abrir um Cras, mas quem recebe BPC é grupo de risco, idoso e pessoa com deficiência. Um Cras de pequeno porte, por exemplo, atende, em média, 150 pessoas por dia. Então, a gente vai ter que aplicar essa metodologia de teleatendimento para o público BPC no momento”, explica Guilherme.
Saiba Mais
Quem já estava na fila de atendimento do Cadastro Único deve esperar a ligação de um servidor do Cras mais próximo de sua residência. A equipe irá ligar para o telefone que foi informado na solicitação para confirmar os dados do cadastro e apresentar documentação. Sobre possíveis fraudes, Aleixo ressalta ainda que medidas de segurança estão sendo adotadas para evitar que pessoas de má-fé tenham acesso ao benefício.
“Para não dar margem à fraude, o servidor tem que dar nome, matrícula, unidade de referência. Ele vai confirmar cinco dados com a família que estão previstos na instrução operacional. Confirmou tudo isso, aí que ele vai poder fazer o atendimento. A família só deve repassar informações se houver a confirmação dos dados do profissional”, aponta o coordenador.
Procedimentos
O responsável familiar precisa confirmar nome completo, CPF, nome da mãe e do pai, data de nascimento para que seja efetuado o atendimento. Caso a família tenha acesso à internet, o procedimento poderá também ser realizado por meio de Whatsapp ou e-mail. As famílias que necessitam atualizar ou realizar inscrição no Cadastro Único deverão aguardar novas orientações da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O beneficiário do BPC pode informar documentação por telefone ou por meio eletrônico, que será confirmado pelo servidor responsável. No final do atendimento o entrevistador deverá esclarecer à família quanto à necessidade de contato junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), por meio de telefone 135 ou do site www.meuinss.gov.br, para restabelecimento dos pagamentos.
Serviço
Os contemplados do Benefício de Prestação Continuada do mês de junho pode ser conferido através do link.
*Com informações da Agência Brasília
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