O índice de isolamento social no Distrito Federal cai a cada dia. O relatório mais recente elaborado pela Casa Civil mostra uma queda de quase 10% no cumprimento da quarentena, em relação à semana passada. A medida é uma das ações do GDF de prevenção à disseminação do novo coronavírus.
Ceilândia, cidade com mais casos confirmados e mortes decorrentes da covid-19, é a que mais tem desrespeitado as medidas de prevenção implementadas pelo governo. Na semana passada, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), decretou o fechamento dos comércios considerados não essenciais da região, por 72 horas, para tentar conter o número de contaminados, no entanto, a suspensão das atividades não surtiu o efeito esperado.
O subsecretário de Inovação da Casa Civil, Paulo Medeiro, ressalta que a reabertura dos comércios no DF e o afrouxamento do isolamento não significam que os brasilienses devem parar de respeitar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção e o distanciamento. “A cada dia tem mais aglomeração. O descumprimento está crescendo também no Sol Nascente. Isso é refletido no aumento de casos. Se continuar assim, vai aumentando”, disse.
Saiba Mais
No ranking mais atualizado divulgado na noite de quarta-feira (17/6) pelo Casa Civil, as cidades que mais desrespeitam o isolamento, além de Ceilândia são Planaltina, Gama e Sobradinho 2. No fim da lista, estão Varjão, Águas Claras, Núcleo Bandeirante e Arniqueiras