Comissão formada por gestores da Secretaria de Saúde irá coordenar e monitorar os hospitais temporários do Distrito Federal durante a pandemia do novo coronavírus. A medida, prevista na Portaria n° 422 de 13 de junho, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (16/6).
O secretário de Saúde, Francisco Araújo, afirma que o principal objetivo é promover mais organização e transparência. “Queremos conduzir da melhor forma possível toda a coordenação e gestão das ações relacionadas ao combate à covid-19”, pontua.
De acordo com Luciano Agrizzi, um dos integrantes da comissão e subsecretário de Atenção Integral à Saúde, a primeira reunião do colegiado já ocorreu, de forma virtual, para definir as medidas relacionadas aos hospitais temporários em funcionamento e previstos.
A comissão criada pela pasta terá as seguintes atribuições:
- Monitorar e avaliar a taxa de ocupação de leitos (próprios e contratualizados) reservados para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus
- Elaborar propostas de abertura ou ampliação de hospitais temporários no DF
- Submeter propostas para apreciação do Centro de Operações de Emergência (COE) e inserção das unidades no Plano de Contingência a Covid-19
- Elaborar os instrumentos de contratação e definir os critérios da estrutura e gestão dos serviços, conforme parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
- Estabelecer as diretrizes para a fiscalização dos contratos
- Requerer junto ao Ministério da Saúde o financiamento e acompanhar o processo de habilitação/credenciamento destes hospitais
Até o momento, a Secretaria de Saúde tem estruturado e organizado quatro hospitais temporários no Distrito Federal para o atendimento a pacientes com o novo coronavírus. Um deles é o hospital de campanha montado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha que está em funcionamento.
Os outros espaços estão previstos para reforçar a estrutura de combate à covid-19 são: o Centro Médico da Polícia Militar, o hospital de campanha no Complexo Penitenciário da Papuda; e o hospital de campanha no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).