A Praça dos Estados está com uma nova cara após o desabamento de uma parte do viaduto do Eixão Sul, em fevereiro de 2018, na altura da Galeria dos Estados. Ao todo, cerca de R$ 2 milhões foram investidos pela Novacap.
As obras compõem um projeto elaborado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e as secretarias de Governo e de Obras.
De acordo com o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Antunes Lemos, o projeto executado na Praça e na Galeria dos Estados visa à harmonia entre a passagem dos pedestres e veículos pelo centro de Brasília com a rotina dos setores Bancário e Comercial Sul e da Rodoviária. “A população vai agora ter um ambiente bonito no centro da cidade, mais uma atração turística que poderá ser aproveitada por todos com segurança”, destaca.
Além disso, a nova Praça dos Estados recebeu urbanização da Novacap. São oito mil metros quadrados de calçadas e meios-fios, acompanhados pelo plantio de mais nove mil metros quadrados de grama, 90 arbustos, 54 palmeiras e nove ipês. Além disso, foram construídas 16 bocas de lobo para auxiliar na drenagem da região.
Iluminação
O local também recebeu uma nova iluminação pública. Foram instalados 57 postes de aço com luminárias de LED, um poste de concreto e 16 conjuntos de projetores, também de LED. A obra, aprovada pela Secretaria de Obras e executada pela CEB, teve custo total de R$ 635 mil.
“A luz é um instrumento importante que leva proteção ao cidadão. Uma cidade mais iluminada é uma cidade mais segura”, ressalta Edison Garcia, presidente da CEB.