"É um marco para Brasília. A região mais populosa da cidade receber o Instituto Médico Legal e uma delegacia própria para atendimendo de violência doméstica contra a mulher. Crimes que tanto chocam e assolam nossa sociedade", comentou o delegado Anderson. De acordo com o secretário, apenas na primeira semana foram registrados 52 atendimentos. "Grande porcentagem das vítimas não vão realizar o exame, fazem a ocorrência, mas não realizam o exame e ele é fundamental para fins penais e de processos", esclareceu.
"Depois de 33 anos, a primeira Delegacia da Mulher foi inaugurada em 1987, então sempre foi um projeto a criação de uma segunda delegacia. E hoje nós estamos aqui realizando um sonho", declarou o delagado Robson Cândido. A unidades policiais funcionam junto à 15ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia Centro, e foram estabelecidas no decreto nº 40.637, assinado pelo governador do DF, no dia 20 de abril.
Saiba Mais
O Posto Descentralizado de Atendimento do IML foi estruturado para realizar atividade médica pericial. "No local, os peritos médicos-legistas atendem situações de violência sexual e violência doméstica e familiar, e avaliação de lesões corporais em situações diversas, sempre com atendimento exclusivo a vítimas, encaminhadas pela Deam 2 e delegacias, preferencialmente de Ceilândia", enfatiza a diretora do IML, Márcia Cristina Barros e Silva dos Reis.