Cidades

Ajuda aos microempresários



Consultoria gratuita para micro e pequenos empreendedores nas áreas de finanças e marketing digital, além de adoção de Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), estão entre as prioridades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/DF) nesse período de pandemia.

Em entrevista ao programa CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, o superintendente da instituição, Valdir Oliveira, detalhou também a importância de transformação digital para dar suporte aos empreendedores. “Passamos a fazer atendimentos, todos de forma remota, mas com instrumentos e ferramentas que nos facilitaram muito (essa parceria)”, contou.

Em relação à retomada da economia, Oliveira defendeu o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) como única maneira de salvar as empresas, além do Programa de Crédito com Fundo Garantidor. “Esses são dois projetos fundamentais para a retomada da nossa economia”, apontou.

“Nós, do Sebrae, abrimos duas frentes para poder ajudar. A primeira é o lançamento de 30 mil horas de consultoria gratuita para o micro e pequeno empresário no DF, focado em finanças, marketing digital e inovação. Mas sem crédito, eles não vão sair do buraco. O que fizemos? Aprovamos, na quarta-feira (passada), no Sebrae nacional, uma parceria entre o sistema Sebrae e o Banco de Brasília (BRB), e nós vamos fazer uma primeira tranche (parte) do Fampe, que vai conseguir atuar até R$ 30 milhões em crédito”, concluiu.