A equipe de profissionais da odontologia do Hospital Regional do Gama (HRG), composta por mais de 10 funcionários, decidiu continuar atendendo os pacientes da unidade de saúde, mesmo com indicação de paralisar em decorrência dos riscos com a contaminação da covid-19.
Os atendimentos priorizam as demandas mais graves e urgentes, além de não gerar um déficit na saúde bucal dos moradores da região. Para isso, o hospital precisou adequar todos os protocolos de serviço. Novos equipamentos de proteção individual (Epi) foram adotados, inclusive para os pacientes. O número de profissionais e acompanhantes foi reduzido e, entre um atendimento e outro, é necessário aguardar o período de três horas para reutilizar a sala.
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A unidade de saúde foi a que mais atendeu serviços de urgência e emergência. Entre abril e maio, 238 consultas eletivas foram marcadas e outras 249 atendimentos no pronto-socorro ocorreram. Antes da pandemia, o HRG atendia cerca de 500 pessoas em atendimentos eletivos e emergenciais mensalmente.
O pronto-socorro voltado a serviços odontológicos funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 24h. Aos sábados e domingos, a equipe opera das 7h às 19h. Os atendimentos ocorrem de porta aberta e nas dependências do HRG.