Cidades

GDF multa ministro da Educação por andar sem máscara em via pública do DF

Abraham Weintraub participou de manifestação junto a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, no último domingo (14/6), na Esplanada dos Ministérios

O Governo do Distrito Federal (GDF) multou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, por andar nas ruas da capital federal sem máscara de proteção. O chefe da pasta participou de manifestação junto a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, no último domingo (14/6), na Esplanada dos Ministérios, descumprindo decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), que fechou a via para evitar aglomerações.

Desde 18 de maio, sair de casa sem máscara é considerado uma infração sanitária. A multa pelo não uso é de R$ 2 mil. O utensílio é uma das principais medidas de proteção para evitar o novo coronavírus. 

Weintraub se encontrou com os cerca de 15 manifestantes bolsonaristas que se concentraram em frente ao Ministério da Agricultura. A maioria não usava máscara. Por volta do 12h, a manifestação já tinha sido dispersada, de maneira pacífica, pela Polícia Militar.

O auto da infração, emitido pela Secretaria DF Legal, diz que o ministro foi flagrado em via pública sem máscara de proteção de uso obrigatório, em desacordo com o estabelecido no decreto 40.648/2020 do Distrito Federal.