Na terça-feira (9/6), a pasta criou um grupo de trabalho composto por sete servidores que fará o levantamento da localização e do estado de conservação das paradas de ônibus do Distrito Federal. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
De acordo com o subsecretário de Terminais da Semob, Luiz Antônio Ehret, o prazo médio para a entrega dos abrigos, após o início dos reparos, será de 10 dias. “A estrutura vem praticamente pronta, mas tem o piso tátil, calçada, meio-fio, impermeabilização e pintura”, explica Ehret.
Ele ressalta que a construção ou a reforma das paradas de ônibus depende da demanda, que, geralmente, é apresentada pelas administrações regionais. Um novo abrigo custa, em média, R$ 17 mil.
Abrigos entregues
Entre março e maio deste ano, 30 abrigos de ônibus foram entregues à população. As regiões contempladas foram Brazlândia, Fercal, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. Cada estrutura teve o custo de R$ 15.700 aos cofres públicos da capital.
Atualmente, a Semob está finalizando as obras de 23 paradas de ônibus no Distrito Federal. Os abrigos de concreto do tipo C estão sendo instalados em Taguatinga, Gama e Ceilândia. A previsão de entrega é para este mês.
As novas estruturas estão incluídas em contrato realizado no segundo semestre de 2019 para a construção de 91 abrigos, dos quais 68 já foram concluídos e 23 estão sendo finalizados.
Com informações Agência Brasília