Nesta terça-feira, 9 de junho, integrantes do projeto “Mediação comunitária”, de autoria da Promotoria de Justiça São Sebastião do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promoveram reunião virtual para a supervisão e planejamento das atividades.
As reuniões são semanais e têm o objetivo de apresentar as demandas da comunidade como uma forma de driblar esse momento em que as atividades presenciais estão suspensas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.
Nesses encontros, as agentes comunitárias têm recebido e dado encaminhamento a um grande volume de demandas da sociedade, especialmente em questões voltadas para a área de assistência social. Em funcionamento desde 2017, o projeto capacita a comunidade para desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos por meio do diálogo, da participação social e da efetivação dos direitos.
Reconhecimento
O projeto “Mediação comunitária” recebeu, em 2019, o primeiro lugar no prêmio anual do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Profissionalização da Gestão. O papel dos integrantes do projeto é ajudar a população a conhecer os direitos e recursos a partir de um espaço de diálogo e consiguir se articular para a resolução das demandas coletivas.