Apesar da tradicional celebração de Corpus Christi ao ar livre não ter ocorrido ontem por causa da pandemia do novo coronavírus, as portas da Catedral de Brasília foram abertas para receber os fiéis. A missa começou às 10h30 e reuniu cerca de 50 pessoas.
Para garantir um lugar, os religiosos precisaram agendar o horário no site da Catedral, uma vez que a entrada foi controlada para respeitar o distanciamento social. Antes de entrar no templo, os frequentadores passaram pelo teste de medição de temperatura, conforme previsto em decreto governamental. Nos bancos, uma placa foi colocada para orientar as pessoas a manterem distância entre si.
O Bispo Dom José Aparecido ministrou palavras de esperança aos fiéis. Após quase três meses sem ir à igreja por causa da covid-19, a servidora pública aposentada Raimunda Barbosa, 63, foi à Catedral comemorar o Corpus Christi. “Fico emocionada em participar de uma missa tão especial, que renova nossas vidas. Mesmo em casa, não fiquei um dia sem fazer minhas orações bíblicas. Este é um momento que devemos nos aproximar de Deus”, destaca.
O auditor federal Antonio Luiz Meneses, 51, mora em Águas Claras e frequenta a Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way. Ele tem costume de ir, todos os anos, à Esplanada dos Ministérios para comemorar o Corpus Christi. Dessa vez, a festa foi diferente. “É sempre bom estar na presença de Jesus. Vim pedir a Deus pela vida dos enfermos e pelos profissionais da saúde, principalmente aqueles que estão infectados pelo coronavírus.”